top of page
  • Foto do escritorCS e Audiovisual

Cinema e Ciências Sociais

Atualizado: 17 de nov. de 2022

curso livre, acolhido pelo ICS-ULisboa, entre 14 e 20 de setembro. Em 30 horas, painéis sobre literacia visual, arquivos, programação e ciências sociais, articulados com uma visita a uma instituição ligada à preservação e curadoria de imagens em movimento.


Programa, com oradores convidados e visitas


Objetivos gerais

  • Introduzir o objeto fílmico enquanto objeto de análise e ferramenta de pesquisa e divulgação nas Humanidades e Ciências Sociais;

  • Explorar os principais instrumentos de literacia audiovisual;

  • Examinar em detalhe imagens em movimento, relacionando análise textual com os contextos culturais, históricos e sociais em que essas imagens são produzidas;

  • Explorar caminhos teóricos e perspetivas atuais sobre os contextos de preservação e distribuição da imagem em movimento;

  • Oferecer a possibilidade de contacto direto com arquivos nacionais e municipais da imagem em movimento, assim como a discussão com investigadores e profissionais da área do cinema, vídeo e audiovisual;

  • Introduzir as principais técnicas de produção de imagens em movimento, com vista à criação de breves filmes, e refletir sobre a relação que estes estabelecem com projetos de investigação de diferentes áreas e diversas naturezas nas Humanidades e Ciências Sociais.

Datas 14/09/2022 a 20/09/2022

Horário 10:00 - 17:00


Destinatários

Estudantes, académicos, arquivistas, profissionais do audiovisual e da área da cultura, jornalistas, professores do ensino básico e secundário, realizadores.

É antropólogo e capta ou gostaria de captar som e imagem em trabalho de campo? É historiador e recorre a arquivos que incluem imagens em movimento? É sociólogo e faz entrevistas que gostaria de divulgar através de uma linguagem dinâmica e acessível? Conhece as regras e convenções da linguagem do cinema e audiovisual? A escola de verão ICS “Cinema e Ciências Sociais” aprofunda estas questões através de três eixos orientadores: “Ler/Ver Cinema”, “Cinema e Arquivo”, e “Fazer Cinema”.


Abordando as relações entre Cinema e Ciências Sociais, as sessões contam com apresentações de oradores convidados sobre criação artística, métodos de acesso e trabalho em arquivos, e pesquisas académicas nas ciências sociais. Através da discussão de filmes desenvolvidos por investigadores, são analisados casos práticos sobre o valor do cinema e do audiovisual em disciplinas como a História, Antropologia, Geografia ou Sociologia, bem como desenvolvida a prática introdutória à realização de curtas metragens.


Metodologia Com a duração de 30 horas, o curso prolonga-se durante cinco dias, e decorre presencialmente. Está estruturado em manhãs teóricas (apresentação de conceitos, discussão de temas e análise de exemplos) e tardes práticas (visitas a instituições relevantes, tutorias e realização de exercícios). Realizados individualmente ou em pequenos grupos, estes exercícios podem consistir na elaboração de análises fílmicas, ensaios escritos, pequenos filmes ou composições audiovisuais, a acordar com os coordenadores do curso.


Vagas limitadas (20 inscrições).


Mais informações sobre a inscrição em https://www.ics.ulisboa.pt/escolas/cinema-e-ciencias-sociais


Coordenação: Inês Ponte, Mariana Liz e Pedro Figueiredo Neto

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page