11 de abril, conferência dedicada à comunicação e literacia da paisagem: musealização, mediação, sustentabilidade e cidadania, para celebrar o lançamento de um Museu da Paisagem.
O Lançamento Projeto Museu da Paisagem será marcado por uma conferência.
O dia 11 de abril será dedicado à comunicação e literacia da paisagem: musealização, mediação, sustentabilidade e cidadania.
PROGRAMA . 14h30 Sessão de abertura André Sendin (Presidente da Escola Superior de Comunicação Social) Elmano Margato (Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa) .
14h50 "A paisagem e a coesão social em Lisboa." José Sá Fernandes (Vereador da Câmara Municipal de Lisboa) .
"Nós aqui não temos paisagem." Álvaro Domingues (Geógrafo e Professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) Moderadora do painel: Maria João Centeno .
15h30 Intervalo (15 min.) .
15h45 "Representações de um território insular. Inscrever a literacia da paisagem nas mediações educativas de museus." Martinho Mendes (Curador e Programador no Museu de Arte Sacra do Funchal) .
"Na Intimidade dos Lugares. Fotografia de Paisagem Natural." Luís Afonso (Fotógrafo e Programador do Festival de Fotografia de Paisagem) Moderador do painel: João Abreu .
16h25 "Comunicar a paisagem para uma cidadania paisagística. Museu da Paisagem: Narrativas e Experiência do Lugar." João Abreu (Investigador responsável do Museu da Paisagem) .
Projeção de curtas documentais da série “Filmar a Paisagem” (Curadoria de Inês Ponte/Museu da Paisagem) .
17h30 Abertura da exposição “Texturas Impermanentes: paisagens do Tejo” Margarida Carvalho (curadora do Museu da Paisagem) . Entrada livre.
O evento terá lugar no Auditório Vítor Macieira, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.
Comments